sexta-feira, 1 de maio de 2009

METEREOLOGIA

CAMADAS DA ATMOSFERA

Troposfera: É a primeira camada, em contato com a superficie da Terra. Sua altura atinge de 7 a 9 Km nos pólos de 13 a 15 Km nas latitudes temperadas de 17 a 19 Km no equador.

Tropopausa: A camada de transição que separa o topo da troposfera da camada seguinte, que é a estratosfera. Possui 3 a 5 Km de espessura. É a mais alta no equador e mais baixa nos pólos.
As temperaturas da tropopausa: No equador- -80°C a -90°C ; Na latitude de 45°- -55°C ; Nos pólos- -40°C

Estratosfera: Camada seguinte , sobre a tropopausa, até cerca de 70 Km acima da superficie terrestre. Apresenta 3 gradientes térmicos: isotérmico, negativo (a temperatura aumenta com a altura ao invés de diminuir), e normal (positivo).

Ionosfera ou Termosfera: Camada eletrizada, ótima condutora de eletricidade devido à presença de íons eletrificados. A ionização da camada é consequência da absorção dos raios gama, raios x e ultravioleta penetrante do sol. Atinge de 400 a 500 Km; também chamada termosfera.

Exosfera: Mudança gradativa da atmosfera terrestre em espaço interplanetário, sem limite definido. É tão ionizada quanto à ionosfera: supõe-se que sua altura atinja 1.000 Km

Magnetosfera: Espaço interplanetário; limite externo oscila em torno de 60.000 a 100.000 Km da Terra.


NUVENS
Umidade do ar condensada; constituidas por goticulas d'água e/ou cristais de gelo.

Cirrus: Aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branco brilhante.

Cirrocumulus: Delgados, composto de elementos muito pequenos em forma de grãnulos e rugas. Indicam base de corrente de jato e turbulência.

Cirrostratus: Véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar o sol ou a lua, apresentam o fênomeno de halo (fotometeoro).

Altostratus: Camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; compostas de gotículas superesfriadas e cristais de gelo, não formam halo, encobrem o sol; precipitação leve e continua.

Stratus: Muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; colada `a superficie é o nevoeiro; apresenta topo uniforme ( ar estável) e produz chuvisco (garoa).

Stratocumulus: Lençol continuo ou descontinuo, de cor cinza ou esbranquiçada, tendo sempre partes escuras. Quando em voo, há turbulência dentro da nuvem.

Nimbostratus: Aspecto amorfo, base difusa e baixa, muita espessura, escura ou cinzenta; produz precipitação intermitente e mais ou menos intensa.

Cumulus: Contornos bem definidos, assemelham-se à couve-flor; máxima frequência sobre a terra de dia e sobre a água a noite. Podem ser orográficos ou térmicos apresentam precipitações em forma de pancadas; correntes convectivas. Quando se apresentam fraccionados são chamados fractocumulus (FC). Os muitos desenvolvidos são chamados TCU (towering cumulus), cumulus congestus.

Cumulonimbus: Nuvem de trovoada; base entre 700 e 1500m, topos chegando até a 24 e 35 Km, sendo a média entre 9 e 12 Km; são formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo.


Circulação Geral dos Ventos

Circulação Inferior: É caracterizada pelos deslocamentos de grandes massas de ar em direção as regiões mais quentes. Se estende sa superficie até 20.000 FT

Circulação Superior: Predomina de West para East devido ao aumento da força de coriolis

Ventos Aliseos: São os ventos finais da circulação inferior que chegam na região equatorial, fluindo de sudeste no hem. Sul e de Nordeste no hem Norte (East to Weast)

Confluência Intertropical ou CIT ou ITCZ ou Equador Metereológico ou Cavado Térmico;
A confluência intertropical é uma região muito próxima ao equador, onde existe o encontro dos ventos aliseos provenientes do Norte e Sul. Sua largura média se estende entre 500 Km, e é uma região de baixa pressão, porém existem alguns pontos chamados doldrums que se formam dentro dela que são pontos de calmaria extrema. Devemos saber que a CIT oscila latitudinalmente em direção ao hemisfério que está no verção, desde 15° N até 5°S.

Corrente de jato ou jetstream ou JTST: É um fluxo de vento intenso pertencente a circulação superior, com velocidade miníma de 50 KT, porém já foram detectadas velocidades acima de 400 KT em seu eixo. Ela se forma na ruptura da tropopausa e possui uma largura aprozimada de 100 a 300 Km e tem uma espessura que varia de 5 a 7 Km, geralmente ela ocorre entre o FL 200 e o FL 400. Pode ser detectada pela presença do Cirrus Uncinus ou Rabo de Galo.